Você sabe como surgiu o Sabre de Luz do filme Star Wars?

Certamente ela é a arma mais importante nos filmes Star Wars e uma das mais clássicas de toda a ficção científica. Mas você sabe como surgiu o famoso sabre de luz? E como o diretor George Lucas teve a brilhante ideia de criar ela?

As lutas com os sabre de luz que são mostrados na série Star Wars foram expirados nos filmes de piratas da década de 40. George Lucas queria criar algo parecido, mas com um teor mais tecnológico e futurista. A primeira ideia era usar sabres normais, mas esta ideia não vingou, então ele adicionou os efeitos especiais que conhecemos hoje em dia.

Obi Sabre de Luz

O combate entre os guerreiros jedis, envolvia honra e era necessário bastante habilidade assim como nas artes marciais orientais. A ideia é que o sabre fosse uma arma mais para defensa do que para o ataque, e que fosse necessário usar as duas mãos para manusear o sabre de luz e conforme fosse adquirindo experiência no uso do sabre, pudesse utiliza-lho somente com uma mão.

Jedi

Para o primeiro filme, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, os sabres de luzes eram giratórios e cobertos por uma fita adesiva brilhante que refletiam a luz, mas o problema é que este material se quebrava com muita facilidade. Após algum tempo, George Lucas optou por um simples bastão que pudesse refletir bastante a luz, para assim depois somente incluir os efeitos especiais. E em outras cenas, não havia nada, tudo dependia dos efeitos especiais e a imaginação do ator.

Sabre de luz

O som do sabre de luz foi criado pelo técnico de som Ben Burtt no primeiro filme. Ele foi envolvido deste o início do filme. George Lucas comentou com ele que era necessário criar um som para a voz para o R2D2, uma som para a respiração do Darth Vader, um som para as armas de laser e é claro um som para os sabres de luzes.

Ele achou o som perfeito para o movimento dos sabres ao observar um ruido emitido pelas projetos de filmes da época, já os demais efeitos saíram de um arquivo que só precisou fazer alguns retoques para criar o som.

Confira o video mostrando a evolução do sabre de luz:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *