Crítica I Fifth Estate

Estou começando um novo quadro aqui no site, é o reviews e comentários de filmes. Neste quadro quero fazer um pequeno comentário de filmes que já assisti. Não pretendo fazer um review completo sobre o filme, quero fazer algo rápido, para você ler naquele pequeno intervalo que temos no dia-a-dia.

fifth-estateThe Fifth Estate é um filme de 2013, que narra como os fundadores do site WikiLeaks,  Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg criaram o maior site de “denúncia” do mundo. O roteiro foi baseado em dois livros que falam da vida de Julian, do Daniel e do site: Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World’s Most Dangerous Website,WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy

A história mostra como Julian e Daniel se conheceram e mesmo com poucos recursos financeiros eles conseguiram criar um mega site que permitida que as pessoas das próprias instituições pudesse expor de uma forma anônima, as informações confidencias, segredos e corrupções que acontecia dentro do governo e grandes corporações

The Fifth Estate não é um filme de ação, ou perseguição, ele vai mais para o lado do suspense, é mostrado como Julian lida com todas as informações recebidas e como os governos e as grandes corporações lidam com o vazamento destas informações confidenciais. Também é mostrado, as brigas e as discussões entre Julian e Daniel quando eles tem acesso ao maior vazamento de informações confidenciais dos EUA. Pois mesmo tendo um lado bom, podendo expor toda a corrupção e os podres dos governos, também temos um lado ruim, revelando a identidade de milhares de informantes que trabalham infiltrados em governos tiranos. Então fica o embate entre os dois – Quais são os custos de expor os segredos e quais são os custos de manter os segredos.

Também vale lembrar que The Fifth Estate não é o primeiro filme que fala da vida de Julian Assange. Underground: The Julian Assange Story foi lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2012.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *