Especial Oscar: Curiosidades diversas sobre o Oscar

Seguindo nossa sequencia de post especiais para o Oscar, aqui estão várias curiosidades do prêmio e a festa mais aguardada do mundo do cinema:

Confira logo abaixo as curiosidades:

george-clooney
1) o ator George Clooney, é uma pessoa versátil, pois ele é um dos únicos artistas que já concorreu em diferentes categorias, como atuação, roteiro, produção e direção.
BeatriceStraight
2) A atuação mais curta que concorreu a uma Oscar é da atriz Beatrice Straight que esteve em cena por apenas 5 minutos e 40 segundos no filme “Rede de Intrigas” (1976).
meryl-Katharine
3) Meryl Streep já tem 18 indicações no total, e Katharine Hepburn é a atriz que mais faturou estatuetas, levando quatro Oscar para casa.
 Walt Disney
4) Walt Disney é o grande vencedor do maior prêmio do cinema, tendo levado 26 estatuetas para casa. O cineasta também conseguiu o feito de ser indicado ao prêmio por 22 anos consecutivos.
Robert_Marlon
5) Somente dois atores ganharam o Oscar por interpretar o mesmo personagem. Os atores Marlon Brando e Robert De Niro ganharam pelo papel de Vito Corleone em “O Poderoso Chefão” (1972) e “O Poderoso Chefão II” (1974), respectivamente.
WOODY-ALLEN
6) O diretor que mais reuniu indicações foi Woody Allen, com 16 na categoria Melhor Roteiro Original, sendo que ele levou para casa apenas três Oscar.
tatum_oneal
7) A atriz mais jovem a ganhar o Oscar é a atriz Tatum O’Neal, que foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Lua de Papel” (1973) quando tinha dez anos.
Oscar_Hammerstein
8) Oscar Hammerstein II foi o único homem a ganhar o prêmio com seu nome pela canção The Last Time I Saw Paris do filme “Se Você Fosse Sincera” (1941).
MarlonGodFather
09) Na cerimônia de premiação de 1972, o ator Marlon Brando recusou o prêmio de Melhor Ator por “O Poderoso Chefão” (1972). E, para deixar claro seu descontentamento, ele enviou a índia Sacheen Littlefeather à festa de premiação como um protesto à maneira que a televisão e o cinema retratavam a figura indígena.
BenHurTitanicLordRings
10) Os filmes mais premiados da história do Oscar são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). Cada uma das produções faturou 11 estatuetas, sendo que “O Senhor dos Anéis” conquistou todas as categorias em que havia sido indicado.
war-and-peace-audrey
11) A produção mais longa da história a levar um Oscar é o clássico “Guerra e Paz” (1968), que foi premiado na categoria Melhor Filme Estrangeiro e tem mais de sete horas de duração.
avatar
12) “Avatar” (2009) é o filme com maior orçamento da história a ganhar um Oscar. O valor total investido na produção não foi confirmado, mas estima-se que seja cerca de 230 milhões de dólares.
kinopoisk.ru
13) O discurso mais longo do Oscar foi da atriz Greer Garson, que levou sete minutos para agradecer a todos pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de 1934.
EstatuetaOscar
14) Cada estatueta entregue na noite de gala tem um custo de fabricação de 500 dólares. Elas medem 34 centímetros e pesam pouco mais de três quilos. 2.809 Oscars já foram entregues desde 1929.
15) Para poder concorrer ao Oscar de Melhor Filme do ano, a produção precisa cumprir algumas exigências: ter mais de 40 minutos de duração, ter sido exibida por pelo menos uma semana em Los Angeles e ter uma resolução de projeção de 2048×1080 pixels.
16) A Itália é o país que domina a categoria Melhor Filme Estrangeiro, com onze produções premiadas. Entre eles estão os clássicos “Noites de Cabíria” (1957), “8½” (1963) e “Amarcord” (1973), de Federico Fellini.
17) Na festa que ocorre após a premiação – que recebe o nome de Governors Ball –, são servidas 1,2 mil garrafas de champagne, mil lagostas, 1,2 mil ostras e 18 quilos de caviar.
18) A primeira edição do Academy Awards – que somente recentemente ganhou o nome de The Oscars – aconteceu em 16 de maio de 1929,  no Hollywood Roosevelt Hotel, custava 5 dólares, o que equivaleria a 65 dólares atualmente.
19) Na 61ª edição da premiação, que aconteceu em 1989, a Academia decidiu alterar a expressão “E o vencedor é …” pela frase “E o Oscar vai para …”.
20) Durante a Segunda Guerra Mundial, a falta de fontes de metal fez com que as estatuetas entregues durante a premiação fossem feitas de gesso. Anos depois, os Oscar foram substituídos pelas tradicionais peças metálicas.
21) O tapete vermelho estendido na entrada do Dolby Theatre mede mais de 150 metros de comprimento e 10 metros de largura.
22) Além de dar entrevistas e tirar centenas de fotos, todos os vencedores do Oscar precisam assinar um termo para levar a estátua para casa. Com isso, eles se comprometem a nunca vender a estatueta sem antes oferecê-la de volta a Academia pela bagatela de um dólar! Se um artista perder o prêmio, ele pode ser substituído por uma estatueta nova.
23) Esse acordo vale somente para os prêmios entregues depois de 1950. Um exemplo disso foi o ator Harold Russell que vendeu em 1992 o Oscar conquistado em 1947 por sua atuação em “Os Melhores Anos de Nossa Vida” (1946). Ele arrecadou 60,5 mil dólares para cobrir as despesas médicas de sua esposa.
24) Das 55 estatuetas roubadas pelo motorista Lawrence Ladente em 2000, 52 foram devolvidas pelo seu cúmplice, uma foi recuperada em uma batida policial feita em Miami em 2003 e duas continuam desaparecidas.
25) É preciso cerca de um mês para finalizar as estatuetas que são entregues na noite da cerimônia. Os homens dourados são moldados, polidos e finalizados pela Chicago’s R.S. Owens & Company.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *