Entrevista com Paulo Vespúcio Garcia no GO Film Festival

Por Adilson Ribeiro e Thais Muniz

Durante a cobertura exclusiva do GO Film Festival de curta-metragens em Goiânia, a equipe do A Hora do Filme entrevistou o ator e cineasta Paulo Vespúcio Garcia, convidado de honra do festival. Num bate papo descontraído, Paulo nos contou desde a importância do evento e um pouco sobre os 30 anos de carreira. Confira:

paulo vespucio
Paulo Vespúcio Garcia, ator e diretor

Goiano natural de Rio Verde, conhecido por interpretar vários vilões nas novelas da TV Globo, Paulo Vespúcio é o presidente do Juri do GO FILM – 1º Goiânia Film Festival. Muito honrado pelo convite realizado pelo cineasta Cristiano Sousa, Paulo acredita que esse tipo de festival em Goiás é uma forma de estimular a produção audiovisual no estado, uma vez que a proposta do festival permite que sejam produzidos curtas sem, praticamente, verba nenhuma. “Cinema é a sétima arte, por isso, fazer cinema não é barato, é caro. Essa moçada que está participando do festival, está aprendendo a valorizar uma coisa chamada tempo, que em uma filmagem é tão valioso quanto ouro” disse o ator e diretor, ao lembrar sobre o curto intervalo de tempo que os concorrentes da mostra tiveram para produzir seus curtas.

Tudo que se planta, também se colhe, bom ou mau. Então eu acredito que o Cristiano está plantando algo muito bom. Eu já vi movimentos assim começarem bem pequenos, e depois de algum tempo, ‘a coisa’ estoura” completa Paulo que acredita muito na força que o GO FILM irá trazer para o cinema goiano. Ele ainda diz que pretende se empenhar para ajudar nesse crescimento, trazendo as filmagens de seu próximo longa para o estado de Goiás. “Eu quero voltar pra casa, preciso criar a minha história aqui.

O Casamento de Gorete
O Casamento de Gorete, com Letícia Spiller e Rodrigo Sant’anna nos papéis principais

Na ocasião ele aproveitou para nos contar um pouco de seu novo trabalho como diretor. Paulo lançou recentemente o sucesso “O casamento de Gorete” que ficou três meses em cartaz, com apenas 90 cópias distribuídas pelo Brasil e alcançando a marca de 120 mil espectadores. É com muito orgulho que ele enche a boca para falar de Gorete. “Eu gosto muito do filme e do resultado dele. Nós enfrentamos alguns problemas por causa do tema abordado, mas ‘O casamento de Gorete’ ficou de pé, três meses em cartaz, e 120 mil pessoas foram assistir. Graças a internet, o filme caiu na graça do povo, e dos mais jovens”. Com muito carinho, ele conta que a personagem, interpretada por Rodrigo Sant’anna, é bem caricata, quase um palhaço do Cirque du Soleil, e que com certeza existe uma Gorete em cada cidade do Brasil. “Não existe maldade nela… Não é possível que alguém veja sexo em Gorete” explica.

Paulo ainda nos conta que como cineasta ele está realizando um sonho. “Meu tio tinha um cinema, e eu ficava muito lá quando era pequeno, então eu sempre quis ser um contador de causos, mas comecei como ator. Eu amo ser possuído por um personagem, mas também gosto muito de escrever e filmar” diz ele que, ainda lembra, que fazia questão de realizar todos as cenas de ação sem dublê.

GO FILM 3
Equipe de Jurados do GO FILM FESTIVAL

Super simpático, Paulo Vespúcio convida todos goianienses para assistir seu filme, “O Casamento de Gorete” que estará em cartaz hoje a partir das 16 horas, no último dia do GO FILM que acontece no Shopping Bougainville.

Paulo Vespúcio ator e cineasta convida vocês para o 1º GO FILM Festival #PauloVespucio #GOFILM (@gofilmfestival)

Um vídeo publicado por A Hora Do Filme (@ahoradofilme) em Mai 30, 2016 às 5:31 PDT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *