Entendendo as Joias do Infinito

Joias do Infinito

Muito tem se especulado sobre as chamadas Joias do Infinito, principalmente depois de que uma dessas joias foi um dos temas centrais de “Os Vingadores: Era de Ultron”, aonde foi explicado por alto o que elas são.

Para aqueles que não são muito “ligados” em HQ’s essa história de Joias do Infinito, pode ser uma tremenda dor de cabeça. E vamos ser honestos, para que a terceira fase da Marvel, que se inicia agora com Capitão América: Guerra Civil , seja melhor compreendida, é preciso entender bem sobre esse tema. Vamos tentar explicar aqui da forma mais fácil o possível, “O que são?”, “qual o poder?”,”aonde estão as joias do infinito” e “sua importância no universo marvel”.

O que são?

As Joias do Infinito, que originalmente eram chamadas de Gemas da Alma, são artefatos criados por entidades cósmicas. Alguns dizem que estas joias são “seres sencientes” e cada uma delas traz capacidades e cores específicas. Totalizando 6 joias (existe uma sétima joia, mas não faz parte das jóias originais, e não sabemos ao certo se ela será abordada pela Marvel nos cinemas), elas são conhecidas como joia da mente, da alma, do poder, do espaço, do tempo e da realidade.

joias-do-infinito-1

Quais são os seus poderes?

  • Joia do Espaço, cor Azul

Permite ao portador existir em qualquer lugar (ou todos os lugares); mover qualquer objeto ou pessoa para qualquer parte através do universo e deformar ou rearranjar o espaço.

  • Joia da Mente, cor Amarela

Permite ao portador aumento infinito capacidade mental e acessar pensamentos e sonhos de outros seres. Em fato, o poder da Joia permite acesso a todas as mentes existentes simultaneamente. Embora o poder da joia seja imenso, nem sempre o seu portador é capaz de dominá-lo totalmente

  • Joia da Alma, cor Verde

Permite ao portador roubar, manipular e alterar almas, dos vivos e dos mortos. É considerado a Joia mais poderosa de todas.

  • Joia da Realidade, cor Vermelha

Permite o portador realizar qualquer desejo, mesmo que este contrarie as leis da física, alem de o conceder imensa força.

  • Joia do Tempo, cor Laranja

Permite o portador manipular o tempo, e se mover entre passado, presente e futuro.

  • Joia do Poder, cor Roxa

Contém acesso a todo o poder e energia que existe ou possa vir a existir, e apoiada nas outras joias, tem seus poderes expandidos. Permite ao portador duplicar quase todas habilidades físicas, tornando-o invencível, além de imbatível quando usado o poder puro.

Aonde estão?

Joia do Espaço: Nos foi apresentada em Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores. A joia do espaço está dentro do Tesseract, um cubo que a protege. Originalmente estava em Asgard, terra natal de Thor, e era usada para abrir os portais. No universo atual ela se encontra novamente em Asgard, e apesar de ter passado por várias mãos, que cuida dela é Heimdall.

Joia da Mente: Nos foi apresentada em Os Vingadores: Era de Ultron. Esta joia estava originalmente com Thanos, em um cetro que ele deu a Loki. Não sabemos ao certo se Thanos e Loki sabiam ou não que dentro da gema azul do cetro estava o joia da mente. No universo atual a joia foi usada na criação de Visão, e está afixada em sua testa.

Joia da Realidade: Nos foi apresentada em Thor: O Mundo Sombrio. Originalmente estava com Malekith. Depois foi encontrada por Jane Foster (a namoradinha do Thor) e no universo atual está sob o  poder do “Colecionador”, que a guarda em seu cofre.

Joia do Poder: Nos foi apresentada em Guardiões da Galáxia. Ela estava escondida dentro de uma orbe, e Thanos estava procurando-a, que encarregou Ronan, o Acusador para resgatá-la no planeta morto de Morag.  No universo atual ela está sob poder das Tropas Nova em Xandar.

Joia do Tempo: Nos foi apresentada em Doutor Estranho. O Olho de Agamotto é um antigo artefato, um pingente criado por Agamotto (o primeiro Mago Supremo) para conter e abrigar o poder da Joia do Tempo. Ela foi protegida pelos Mestres das Artes Místicas durante séculos em Kamar-Taj, Stephen Strange usou para ajudar a combater inimigos que ameaçavam a existência na Terra. No universo atual Doutor Estranho devolve o Olho de Agamotto ao pedestal em Kamar-Taj, onde Wong aconselha que o objeto permaneça já que Stephen ainda tem muito a aprender sobre seus poderes.

Joia da Alma: Ainda não foi apresentada no universo cinematográfico. Quem possui a Joia da Alma tem a habilidade de roubar, manipular e alterar as almas dos vivos e dos mortos.  

Importância no Universo Marvel

A joias foram nas HQ’s o tema central de uma guerra, as Guerras Infinitas, aonde Thanos lutava com Os Vingadores pela posse das mesmas. Seu objetivo é juntar em joias em uma Manópola (que aparentemente está em um cofre em Asgard), chamada de Manópola do Infinito, que se assemelha a uma luva e então poder controlar o universo para agradar a morte; estranho não é?

Podemos ver Thanos usando a manópola já em posse de todas as joias em um teaser de Guerra Infinitas e pegando-a na cena pós-créditos de Era de Ultron. Além do mais essas joias já passaram pelas mãos de vários personagens e desempenharam papéis importantes em várias sagas.

manopola

 As Guerras infinitas também serão o tema central do terceiro filme da franquia da Marvel, que será divido em duas partes.

Comments

    Márcio

    (April 28, 2016 - 4:27 pm)

    Muito bom Post

    Adilson Ribeiro

    (April 28, 2016 - 5:38 pm)

    Muito obrigado Márcio, ficamos contentes com o fato de você ter gostado do post!

    Waldez Mendes da Silva Junior

    (May 24, 2016 - 9:58 pm)

    Saudações!
    Parabéns ai pelo Post!!!
    Muito BOM!!!
    Apenas uma CORREÇÃO:
    Faltam apenas as Jóias as ALMA e a do Tempo!!!
    E não a Mente e a do Tempo,
    pois a Jóia da Mente já está com VISÃO.

    Adilson Ribeiro

    (May 25, 2016 - 7:34 am)

    Waldez,

    Ficamos felizes que você tenha gostado do texto, e VALEU pela dica. Já corrigimos a informação!
    Fique à vontade para sempre fazer comentários, sugestões, críticas e interagir conosco nas redes sociais!

    Um grande abraço,

    Equipe A Hora do Filme

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *