Curiosidades sobre o Globo de Ouro

Globo de OuroGolden Globe Awards a premiação que funciona como um termômetro para o Oscar teve sua noite de premiação ontem (11). Uma das coisas que podemos notar é que a cerimônia do Globo de Ouro é bem mais descontraida que a cerimônia do Oscar, tanto que neste ano Ricky Gervais fez seu discurso de abertura com um copo de cerveja ao seu lado.

Ricky Gervais

Dito isto, listamos aqui diversas curiosidades sobre o Globo de Ouro.

  1. Foi criado no ano 1944 nos Estados Unidos,  pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Hollywood Foreign Press Association.
  2. A entrega dos prêmios não se restringe apenas ao cinema, como no Oscar, os prêmios também são entregues aos feitos da televisão americana. Na verdade as categorias de TV passaram a ser inseridas apenas em 1995.
  3. Existe também distinção de gênero, entregando prêmios para os melhores de  drama, comédia ou musical.
  4. Um grupo seleto de 93 jornalistas de 55 países que vivem em Hollywood, são os que elegem os melhores nas principais categorias.
  5. Como já foi dito antes, a cerimônia de premiação é bem descontraída em vez de ficarem sentados em um auditório, os convidados são recepcionados durante um banquete no Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills e comem e bebem e bebem muito durante a entrega dos prêmios.
  6. Meryl Streep é a recordista com 29 indicações ao Globo de Ouro. E já levou oito prêmios: Melhor Atriz em Filme dramático:
    1982 – The French Lieutenant’s Woman , 1983 – Sophie’s Choice , 2012 – The Iron Lady Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária em cinema: 1980 – Kramer vs. Kramer, 2003 – Adaptation. Melhor Atriz em Minissérie ou Filme: 2004 – Angels in America
    Melhor Atriz em filme de Comédia ou Musical: 2007 – The Devil Wears Prada, 2010 – Julie & Julia
  7. Em 2008, a cerimônia foi cancelada em decorrência da greve dos roteiristas.
  8. Jamie Foxx é o ator com o maior número de indicações em uma mesma edição do evento. Em 2005, ele concorreu a Melhor Ator pelo filme Ray, Melhor Ator Coadjuvante, por Colateral e Melhor Ator pelo filmeRedemption.
  9. Ricky Schroder quando tinha apenas 9 anos venceu o Globo de Ouro de 1979 de ator revelação pela sua atuação esplêndida em O Campeão. Ele é, até hoje, o ator mais jovem a receber o prêmio.
  10. O clássico do cinema O Poderoso Chefão 3 de 1990, era uma das grande promessa naquele ano indicado em 7 categorias. E contrariando todas as previsões, o filme não levou nenhuma estatueta.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *