Crítica I X-Men: Apocalipse

Parece que foi ontem que eu aguardava ansiosamente os sábados de manhã chegarem pra que eu pudesse assistir X-Men: The Animated Series (1992), em um programa matinal infantil. De fato os X-Men foram o primeiro “super grupo” (se é que podemos os chamar assim) pelo qual eu me interessei e que eu tive o trabalho, por que naquela época internet não era para todos, de pesquisar várias informações.

Logo veio X-Men Evolution (2004) em um outro programa infantil, e a paixão por aqueles personagens apenas aumentou, ao ponto de durante um tempo eu achar que eu era uma criança mutante – Ok, até hoje alguns acreditam que eu possa ser um.

Em 2000 estreou o primeiro filme da trilogia dirigida por Bryan Singer: X-Men: O filme, X-Men 2 e o terrível X-Men:O Confronto Final, que prometia trazer a tão temida Fênix. Vou desconsiderar aqui os filmes do Wolverine, por que eu realmente não gosto de nenhum deles.

Passado alguns anos do fracassado X3, vieram os filmes da nova franquia, sendo o último X-Men: Apocalipse. A crítica condenou este último com a  “maldição do terceiro filme” mesmo antes dele estrear. Confesso que até eu, fã de carteirinha de Xavier e seus alunos, estava com esse medo. De fato, X-Men não irá agradar algumas pessoas, mas o filme tem tantos pontos positivos, o que o torna um filme MUITO BOM!  

Vamos começar com os figurinos: A Mística de Jennifer Lawrence continua com uma caracterização horrível, porém, nesse longa quase não a vemos com sua pele azul. O visual do Noturno também não me agradou muito, mas o personagem está muito bem encaixado na trama. O Apocalipse de Oscar Isaac está irreconhecível! Só é possível saber que Oscar Isaac é de fato Oscar Isaac pelos seus inconfundíveis olhos. No fim, vemos os X-Men preparados para iniciar o treinamento de combate e trajados com seus novos uniformes, que remetem muito as HQ’s e a série clássica de 1992.  Ciclope está IDÊNTICO! Outro que impressiona pela semelhança é o da Psylocke, que ficou FORMIDÁVEL no corpo de Olívia Munn.

A história está bem amarrada, e é bem tranquila de acompanhar, sem muitas confusões. E sim, VAI TER Hugh Jackman sim senhor – Desculpem-me pelo spoiler.

X-MenCartaz09
Sophie Turner (Jean Grey)

Minha X-Men favorita sempre foi Jean Grey, e em especial nesse filme, em que é  interpretada por Sophie Turner, a minha ruiva favorita está muito (desculpem a palavra) FODA. Mesmo não tendo total controle de seus poderes, ela está muito forte e poderosa. Nós precisávamos disso, um filme que usasse muito bem uma personagen icônica e tão importante desse universo – Finalmente, ponto positivo pra vocês FOX. Ao ler algumas outras críticas minhas, vão observar que eu tenho muitos problemas com alteração de cânone e origem de personagens, e assim como em “Confronto Final”, a origem da fênix em “Apocalipse” não é igual à das HQ’s, ou seja, não iremos ver um clone de Jean Grey.

Com os acontecimentos que envolvem a personagem, os rumores que um próximo filme da franquia traga a Saga da Fênix como tema central tomaram uma força digna da Fênix – Desculpem o trocadilho e por favor FOX, se forem fazer isso, façam direito e não “caguem” no final.

X-MenCartaz05
Magneto (Michael Fassbender)

A trama que envolve Magneto também foi muito bem construída e é extremamente tocante. Vemos Eric tentando se recuperar dos acontecimentos de “Dias De Um Futuro Esquecido”, e conviver em paz com os humanos. Mas, é lógico que algo tem que dar errado para fazer com que ele ceda novamente ao “lado sombrio da força”.

No mais, os efeitos estão muito bons, assim como a trilha sonora que ajuda bastante.

X-men
Apocalipse (Oscar Isaac)

E o apocalipse? 

Bem, eu tenho os meus problemas com a saga do Apocalipse, então o vilão não me agrada muito. Mas a atuação de Oscar Isaac está impecável convencendo no papel de antagonista. Seus quatro cavaleiros, com exceção de Magneto, quase não são relevantes no filme, tendo pouquíssimo destaque, o que também não me incomodou nenhum pouco.

 

Tem cena pós créditos ? 

Sim, tem senhor e fiquem de olho … Ela tem uma ligação DIRETA com o próximo filme do Wolverine.

X-Men: Apocalipse se passará uma década após os eventos do último filme  “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” e será focado nos jovens mutantes da franquia, servindo como uma continuação de“X-Men: Primeira Classe”.

No longa teremos o retorno de Mística (Jennifer Lawrence), Xavier (James McAvoy), Magneto (Michael Fassbender), Fera (Nicholas Hoult), Mercúrio (Evan Peters), Lucas Till (Havok) e Rose Byrne (Moira MacTaggert). Oscar Isaac será o vilão Apocalipse.

Em relação aos novatos teremos: Sophie Turner (Jean Grey), Tye Sheridan (Ciclope)Alexandra Shipp(Tempestade), Lana Condor (Jubileu), Ben Hardy(Anjo),Olivia Munn (Psylocke) e Kodi Smit-McPhee (Noturno) também estão no elenco.

Comments

    Gabriel Oliveira

    (May 23, 2016 - 4:30 pm)

    Massa ler um post onde se nota que o autor e a equipe tiveram todo um cuidado para escrever – desde a ponte com a tão querida série animada dos anos 90 até as opiniões sobre o filme/roteiro/figurino bem embasadas por quem viu o filme.

    Continuem o bom trabalho !

    Adilson Ribeiro

    (May 23, 2016 - 4:37 pm)

    Olá Gabriel,

    Ficamos muito felizes com seu comentário e com o fato de você ter gostado do texto.

    Um grande abraço

    Equipe A Hora do Filme

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *