Batman Vs. Superman – A Origem da Justiça ou Capitão América: Guerra Civil ?

Se no mundo das HQ’s e dos cinemas oficialmente não existe um combate entre Liga da Justiça e Os Vingadores, no mundo real existe sim um duelo sanguinário entre os estúdios Marvel e Warner. De fato, é impossível não comparar esse dois filmes, e na verdade essas comparações são bastante esperadas.

batmanvssuperman03
Batman Vs. Superman – A Origem da Justiça

A Warner investiu pesado no marketing de divulgação de Batman vs. Superman, e tal investimento valeu à pena, afinal o filme teve uma bilheteria excelente em sua primeira semana alcançando de cara a posição de 4ª maior abertura de bilheteria global, suficiente para pagar o filme e encher os bolsos do estúdio. Era de se esperar que um filme trazendo os MAIORES e MAIS CONHECIDOS heróis da humanidade, fizesse bastante dinheiro, por isso não era arriscado investir tanto assim.

Mesmo Batman vs. Superman sendo um filme com excelentes atores, afinal de contas não podemos falar absolutamente nada sobre a atuação dos mesmos (E SIM, BEN AFFLECK FOI UMA EXCELENTE E GRATA SURPRESA COMO BATMAN), mas sua história é PÉSSIMA e repleta de MOTIVAÇÕES RUINS (ainda NÃO ME CONFORMO com “Você vai deixar a Martha morrer ?”) foram a combinação perfeita para tornar inevitáveis as críticas ruins ao longa. Todos os meus medos à respeito deste longa se concretizaram, que vão desde personagens EXTREMAMENTE mal aproveitados (Pelo amor de Deus, pra que fazer TANTO alvoroço com Aquaman se ele não tem nem 30 segundos de tela?) até uma sucessão de eventos completamente desconexos. Eu ainda prefiro acreditar que o filme completo e puro, o tão famoso director’s cut, seja algo bom de ser ver, e que todo o fracasse seja culpa da pessoa  que cagou na edição. Juntando tudo isso, Batman vs. Superman ainda continuou em 1ª lugar em sua segunda semana, mesmo com uma queda de 68% em sua arrecadação, porém seu reinado terminou com a estreia do live action de Mogli – O menino lobo.

Algumas semanas então estreou no Brasil e em mais alguns países o grande concorrente do Homem Morcego e do Homem de Ação, a tão aguarda Guerra Civil (que está mais para um briga de rua nos estilou “já acabou Jéssica) entre o Capitão América e o Homem de Ferro. O Filme em si é de fato muito bom, bons efeitos, boas cenas de ação, bons diálogos e excelentes atuações e com motivações até aceitáveis (exceto uma que falarei mais à frente). A campanha de marketing de Guerra Civil  não foi tão forte quanto a de seu concorrente, mas muita coisa contribuiu para o sucesso do longa. Os trailers demoraram muito para serem divulgados e não entregaram praticamente nada sobre o filme, diferentemente de Batman vs. Superman.

Capitão América: Guerra Civil
Capitão América: Guerra Civil

Enquanto a Warner usou da fama de seus personagens principais para garantir o sucesso de seu produto, a Marvel se utilizou de sua própria fama, aquela de saber fazer bons filmes como aposta para o sucesso. Como eu disse, Capitão América: Guerra Civil é um filme muito bom, com um enredo redondo e bem conciso, conquistando a 5ª maior bilheteria de abertura mundial.

Apenas uma coisa me incomodou do filme, e nem foi o fato do filme ser completamente diferente das HQ’s. O que me incomodou foi o vilão, Barão Zemo. Sua motivação é “bem xué” e vamos concordar, aquele Barão, não é nem um pouco parecido com o Zemo que eu conheço. Honestamente, mesmo ele sendo o grande causador de TODA a confusão, ele seria tranquilamente um elemento descartável do filme.

Guerra Civil (Marvel Comics) X Capitão América: Guerra Civil (2016)

Batman vs. Superman – A Origem da Justiça ou ou Capitão América: Guerra Civil ?  Sem pestanejar eu digo “Guerra Civil” disparado.

Crítica | Capitão América: Guerra Civil

Batman vs. Superman e Guerra Civil continuam em cartaz nas principais salas de cinema do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *