20 bons atores que nunca ganharam o Oscar!

O Oscar é o maior prêmio do cinema mundial e o prêmio mais desejada pelos atores e atrizes, muitos concorrem ao prêmio, mas poucos chegam a ganhar. A disputa é tão grande que as vezes grandes talentos, que são incríveis no que fazem, acabam ficando sem o tão sonhando prêmio. Esse é o caso desses grandes atores, que até hoje esperam sua estatueta dourada:

1. Liam Neeson

Surpreendentemente, o ator que deu vida a personagens tão marcantes na história do cinema em A Lista de Schindler e Star Wars: A Ameaça Fantasma nunca foi agraciado pela estatueta dourada da Academia. Entre os papeis mais recentes de Neeson estão Ra’s Al Ghul (Batman Begins eBatman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) , John Aníbal Smith (Esquadrão Classe A) e Bryan Mills (Busca Implacável).

2. Will Smith

Will Smith ainda não convenceu a Academia que é um ator sério, porém chegou perto duas vezes com “Ali” em 2002 e com “À Procura da Felicidade” em 2007. Will ainda tem um pouco do estigma do ator de comédias de qualidade duvidosa dos anos 80, porém essa imagem está aos poucos se dissipando com seu carisma e talento para as câmeras.

3. Robert Downey Jr.

Drogas e prisões podem ser as principais causas de Robert Downey Jr. nunca ter ganho um Oscar de melhor ator. Com um início de carreira promissor, Downey Jr. era considerado uma grande aposta de Hollywood nos anos 80, porém seus problemas pessoais causaram um congelamento em sua carreira. Em 1993 ele foi indicado como melhor ator pela atuação em “Chaplin” e só voltou a ser indicado em 2008, como ator coadjuvante, por “Trovão Tropical”.

4. Julianne Moore

Ela teve dezenas de atuações incríveis ao longo da carreira, e chegou a ser indicada por quatro vezes (As Horas, Fim de Caso e Boogie Nights – Prazer Sem limites) , mas nunca venceu. Como a atriz tem investido principalmente em grandes filmes de ação (Sem Escalas) e aventura (O Sétimo Filho, Jogos Vorazes – A Esperança), que não costumam despertar a atenção da Academia, a sonhada estatueta não deve chegar tão cedo.

5. Johnny Deep

Johnny Depp chegou perto de ganhar o Oscar três vezes. Foi indicado em 2004 por “Piratas do Caribe”, em 2005 por “Em busca da Terra do Nunca” e em 2008 por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. Suas atuações memoráveis e personagens estranhos sempre foram elogiados pela crítica e, se seguir nesse caminho, será questão de tempo para que a estatueta de melhor ator chegue nas mãos de Depp. Além disso, sua eterna parceria com Tim Burton sempre lhe rende papéis interessantes e bizarros. Quanto mais excêntrico o personagem, mais as chances da Academia indicar um ator para o prêmio!

6. Leonardo DiCaprio

DiCaprio já provou que não era apenas o rostinho bonito de Romeu e Julieta e Titanic e com o passar do tempo sua carreira decolou. Já ganhou um Globo de Ouro pela sua atuação em “O Aviador”, porém até hoje nunca foi reconhecido pela Academia. Foi indicado duas vezes ao Oscar de melhor ator: em 2007 por “Diamante de Sangue” e em 2005 por “O Aviador”. Também teve outra indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante em 1994 por “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador”. Seu filme “The Great Gatsby” é considerado pelos críticos como a grande chance de DiCaprio ganhar finalmente o Oscar. O ator, que deixou de lado a vida de farra que o caracterizou no início dos anos 2000, está cada vez mais concentrado em sua carreira.

7. John Malkovich

John Malkovich já foi indicado duas vezes, em 1985 por Um Lugar no Coração e em 1994 por Na Linha de Fogo. Mesmo sem ser premiado, curiosamente, de lá para cá seus papeis de destaque no cinema só ganharam mais notoriedade. Ainda assim, John permanece esquecido pela academia.

8. Ed Harris

Ed Harris já foi indicado a 4 Oscar (Apollo 13, O Show de Truman, Pollock,As Horas), e parecia ter grandes chances de sair vencedor em 2001, quando estava indicado pela biografia Pollock. Mesmo assim, não foi consagrado, e já faz mais de dez anos que o talentoso ator não consegue nenhum papel de destaque em grandes produções.

9. Gary Oldman

Com uma carreira sólida e papéis principais em A Letra Escarlate e Drácula de Bram Stocker, Gary Oldman voltou a angariar mais fãs na primeira década do novo século ao dar vida a Gordon nos três filmes de Batman de Christopher Nolan e a Sirius Black, em quatro filmes da saga Harry Potter. Indicado uma única vez, por O Espião que Sabia Demais, em 2012.

10. Amy Adams

Amy Adams começou a atuar apenas em 1999, e desde então, já coleciona cinco indicações (Retratos de Familia, Dúvida, O Vencedor, O Mestre, Trapaça) ao Oscar. Ela é capaz de interpretar qualquer personagem, desde a garota ingênua até a mulher trambiqueira e à manipuladora esposa de um profeta em O Mestre.

11. Bruce Willis

Com mais de 30 anos de carreira em Hollywood e 60 filmes no currículo, Bruce Willis nunca ganhou nem concorreu a um Oscar. O veterano ator é figura frequente em sucessos de bilheteria como “Duro de Matar”, “Sin City” e “Os Mercenários”, porém a Academia nunca o considerou para suas premiações. O mais perto que Bruce chegou foi em 1987, quando ganhou um Globo de Ouro pela sua atuação na série “A Gata e o Rato”. Porém, dos anos 80 para cá muita coisa mudou. Bruce Willis deixou de ser ator de tv para se dedicar à tela grande e sua mulher não é mais Demi Moore. Só falta agora ele ser mais respeitado pela crítica!

12. Brad Pitt

O talentoso Brad Pitt já foi indicado a 5 Oscar no total: três como ator (Os 12 Macacos, O Curioso Caso de Benjamin Button, O Homem que Mudou o Jogo), e dois como produtor (por O Homem que Mudou o Jogo e 12 Anos de Escravidão). Por enquanto, nenhuma estatueta.

13. Edward Norton

O astro  já foi indicado duas vezes (As Duas Faces de um Crime e A Outra História Americana), ainda nos anos 90, mas de lá para cá parece meio esquecido pelo membros da Academia do cinema. O ator levou o Globo de Ouro por As Duas Faces de um Crime, em 1996.

14. Harrison Ford

Parece mentira, mas o veterano ator de papéis inesquecíveis em “Guerra nas Estrelas”, “Blade Runner” e a série de filmes de Indiana Jones nunca ganhou o prêmio de melhor ator. A única chance de Harrison Ford foi em 1985, quando ele foi indicado pela atuação no obscuro filme “A testemunha”. Ford, que tem 71 anos, ainda continua na ativa, porém com filmes muito menos emblemáticos e intrigantes como anteriormente.

15. Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson foi indicado ao Oscar uma única vez, quase vinte anos atrás. Desde então, mais nada. O ator foi indicado em 1995, por Pulp Fiction: Tempo de Violência.

16. Tom Cruise

Queridinho de Hollywood desde os anos 80, Tom Cruise já esteve perto de conseguir um Oscar três vezes. Foi indicado em 1990 por “Nascido em 4 de julho”, em 1997 por “Jerry Maguire” e em 2000 por “Magnólia”. Outros sucessos de bilheteria do ator como “Top Gun”, “Missão Impossível”, “Guerra dos mundos” e “Vanilla Sky” podem ter rendido um bom dinheiro a Tom Cruise, mas sua atuação não foi nem cogitada para concorrer ao Oscar.

17. John Travolta

Com uma carreira instável e uma mistura de grandes sucessos com fortes fracassos de bilheteria, John Travolta é um enigma. O ator alterna bons e péssimos momentos e talvez por isso nunca tenha ganhado o Oscar de melhor ator. Teve duas chances e foi indicado em 1978 com “Os Embalos de Sábado à Noite” e em 1995 com “Pulp Fiction”, quando voltou para o estrelato surpreendendo tanto os companheiros atores como todo o público. Ultimamente está aparecendo na mídia muito mais pelos seus escândalos pessoais do que pelo seu trabalho no cinema.

18. Jude Law

Esse ator britânico já protagonizou vários filmes de sucesso e já foi indicado duas vezes: A primeira por O Talentoso Ripley, em 1999 e a segunda por Cold Mountain, em 2004, que rendeu o Oscar de melhor atriz para a colega de cena, Renee Zellweger.

19. Matt Damon

Matt Damon já sentiu o gostinho de ganhar um Oscar, mas como roteirista e não como ator. Foi em 1998 com “Gênio Indomável”, em que Damon dividiu o prêmio com Ben Affleck. Suas atuações já renderam duas indicações ao prêmio de melhor ator: em 1998 com o mesmo “Gênio Indomável” e em 2010 por “Invictus”. Com 43 anos e uma carreira recheada de filmes que são sucesso de público e crítica, Damon certamente terá outras chances de ser consagrado como melhor ator.

20. Naomi Watts

A estrela de King Kong e Trama Internacional atua desde os anos 80 e já foi indicada duas vezes, mas ainda não foi premiada. Em 2013 encerraram-se as filmagens de Diana, em que Naomi interpreta a personagem título, ex-princesa da Inglaterra morta em 1997. A expectativa com esse trabalho é grande e alguns críticos já preveem uma terceira indicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *