10 boas Ficções-Científicas pós anos 2000

O gênero Sci-Fi passou por diversas inovações ao longo dos anos. Desde o La Voyage Dans La Lune (1902) até Interstellar (2014) houve uma evolução visual notável. O século 21 foi marcado pela computação gráfica, o que permitiu uma profundidade nesse gênero absurda. Apesar de atualmente a estética estar mais trabalhada, não vejo um nível de qualidade nos Sci-Fi desta geração próximo às Ficções dos anos 60, 70 e 80. Isso quer dizer que hoje em dia esse gênero está perdido? Não! Pelo contrário! Há longas desse gênero que são extremamente bons. E hoje, listamos 10 deles.

Confira logo abaixo a lista:

1. Minority Report (2002)

MinorityReport

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise, o filme se passa em 2054 e conta a história de John Anderton, o líder da equipe de policiais que trabalha em uma divisão pré-crime onde ele e seu grupo descobrem assassinatos antes deles serem cometidos. Quando esse sistema revela que John irá assassinar um desconhecido em 36 horas, ele sai em busca de um caso onde o sistema falhou no acusado, ao mesmo tempo em que foge para não ser preso.

2. Cloverfield (2008)

Cloverfield

Cloverfield é o primeiro e único Sci-Fi gravado no estilo “Found footage”. O filme acompanha cinco jovens de Nova Iorque que frequentavam um festa de despedida para um amigo na mesma noite que a cidade é misteriosamente afetada por grandes explosões e aparentemente um monstro gigante. É uma espécia de “Bruxa de Blair” com “Godzilla“.

3. Star Trek (2009)

StarTrek

Dirigido por J. J. Abrams, o filme conta a história do jovem Kirk (Chris Pine) e Spock (Zachary Quinto) que se juntam a Frota Estelar na nave Enterprise para defenderem o futuro da humanidade que está ameaçada.

4. A Origem (2010)

AOrigem

Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Leonardo DiCaprio, o filme nos conduz à um universo de sonhos, onde a missão é plantar uma ideia no sub-consciente de um herdeiro de uma empresa. Para isso, o grupo liderado por Cobb irá entrar em um sonho dentro de um sonho que está dentro de outro sonho. Um plot aparentemente confuso, mas que te prende até o fim do filme.

5. Fonte da Vida (2006)

FonteDaVida

Fonte da Vida é um filme dirigido por Darren Aronofsky que lembra muitos os filmes do Malick dos anos 70. A história se inicia com uma citação da bíblia, uma epígrafe relativa à árvore do conhecimento e à árvore da vida. O enredo se desenvolve em três épocas, sem uma clara definição de limites entre realidade e ficção.

6. Avatar (2009)

Avatar

Muitos criticam Avatar, mas é inegável que o filme de James Cameron trouxe inovações visuais para o cinema. Conta a história de um veterano de guerra que tem sua alma enviada à um corpo alienígena com o intuito de se infiltrar em uma tribo para negociar o território deles.

7. Wall·E (2008)

Wall-e

Uma das obras mais pretensiosas dos estúdios Pixar, conta a história de um robô compactador de lixo que está na Terra após a evacuação da população. Como o ar da Terra se tornou muito tóxico, os humanos jamais voltarão a viver em seus lares de nascença. Mas o robô Wall·e descobriu uma plantinha crescendo entre o lixo e tenta deixá-la viva, sendo ela a última esperança de vida na Terra da humanidade.

8. Pandorum (2009)

Pandorum

Com o destino comprometido da Terra devido aos danos a natureza, uma equipe formada por 60.000 pessoas se comprometeram viajar por 123 anos para o planeta Tanis, uma promessa para uma nova vida. Só que algo sai errado e dois homens acordam de um sono profundo. Um deles vai investigar a nave enquanto o outro fica procurando pistas na cabine. Durante a investigação da nave, Bower (Ben Foster) acha uma mulher que está fugindo de criaturas alienígenas que de alguma forma conseguiram adentrar à nave. Os dois tem que enfrentar os monstros e evitar que os mesmos danifiquem as cápsulas que os antigos habitantes da Terra hibernam.

9. Distrito 9 (2009)

Distrito9

Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. O governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.

10. Elysium (2013)

Elysium

Elysium foi o filme que me deu a ideia para esta lista. No longa, a Terra ficou tóxica e suja, e boa parte da população foi morar em Elysium (uma cidade no espaço limpa e tecnológica) deixando apenas os pobres e miseráveis no nosso planeta. Max (Matt Damon) passa acidentalmente por um experimento se tornando metade androide e precisa ir à Elysium para conseguir tirar a parte robótica de seu corpo, enquanto é perseguido por mercenários na Terra.

E para vocês, quais são os melhores filmes de ficção-cientifica? Você concorda com nossa lista? Iria adicionar mais algum? Nos diga nos comentários.

Comments

    Otávio

    (July 30, 2015 - 8:00 pm)

    Minha opinião o distrito 9 é o melhor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *